Módulo VII

  
Módulo VII: Ludicidade  e a Infância


Professoras: Florence Alves Pereira de Queiroz, Laudeth Alves dos Reis e Vivian Zerbinatti
da Fonseca Kikuichi

Ementa:

As crianças, o brinquedo e o brincar. A brincadeira na constituição do sujeito. Possibilidades da sala de aula.

Objetivos das oficinas:

ü  Situar a brincadeira no universo infantil como elemento de construção da personalidade.
ü     Proporcionar situações que favoreçam o experimento lúdico.
ü     Relacionar as práticas lúdicas e sua contribuição ao desenvolvimento infantil.
ü  Oferecer diferentes possibilidades de brinquedos e brincadeiras desenvolvidas com crianças de 0 a 5 anos.

Objetivos do módulo:

ü  Analisar como a atividade lúdica promove o desenvolvimento da criança, refletindo acerca das funções do jogo no desenvolvimento psíquico das crianças.
ü     Refletir sobre os diferentes espaços escolares nas atividades lúdicas.
ü     Apresentar desafios e possibilidades para se pensar a educação da infância por meio do lúdico.
ü  Compreender o brinquedo e a brincadeira como direito da criança nos espaços escolares.


Nossa sugestão de vídeo para o blog:


- Vídeo cantigas de roda e brincadeiras folclóricas: http://www.youtube.com/watch?v=7ddymq8S3ms







Para discutirmos a sustentação teórica nesse módulo, indicamos as seguintes leituras:


ATIVIDADE AVALIATIVA
Clique Aqui


LETRAS DAS MÚSICAS

  1.    Navega barquinho, navega...

Navega barquinho, navega e me deixa navegar.
E agora é a (nome da criança) que no barco vai entrar.
E agora é a (nome da criança) que no barco vai entrar.

* Uma variação para essa dinâmica seria trocar o nome do participante que entra no barco por um adjetivo que qualifica muitas pessoas presentes no gurpo, além de cantar durante a música a maneira com a qual a pessoa deve entrar no barco.

2.  Navega barquinho, navega...

Navega barquinho, navega e me deixa navegar.
E agora são as loiras (escolher o adjetivo que quiser) que pulando (trocar a ação) vão entrar.
E agora são as loiras (escolher o adjetivo que quiser) que pulando (trocar a ação) vão entrar.

3.   Monjolo
Bate o monjolo no pilão,
pega a mandioca para fazer farinha.
Onde está o meu tostão?
Já passou pela minha mão.

* Enquanto a música é cantada por todos os participantes o tostão (moeda) é passado de mão em mão. No final da canção, a professora escolhe um aluno para dizer com quem está o tostão. Se errar, a cantoria começa novamente. No decorrer da brincadeira, deve-se variar o ritmo com o qual a música é cantada: lento, rápido.... e a passagem do tostão deve acompanhar o ritmo.



4 comentários:

  1. Oi pessoal, o curso só é um sucesso graças ao envolvimento de todos. Parabéns...

    Eliana Souza Brito de Oliveira não esqueci do nosso combinado, faltou da sua parte a publicação de seus dados para que eu pudesse incluir na lista de solicitação das declarações, ok.
    abs
    Clayton

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa a participação das cursistas durante as oficinas. Foi um prazer enorme aprender um pouco mais com a experiência de cada participante. Parabéns a todas por buscarem novas práticas e novos saberes. Com certeza, quem ganha com essa busca e com essas descobertas são as crianças! Lembrem-se: "Só desperta o prazer em aprender, quem tem prazer em ensinar!". Abraços carinhosos,
    Vivian

    ResponderExcluir
  3. Foi muito maravilhoso vivenciar todo esse curso do Renafor Infantil só professores de gabarito e toda a equipe do renafor maravilhosa como sempre. A ultima oficina para fechar com chave de ouro das profesoras Laudeth Alves, Florence Alves, Vivian Zerbinatti oi muito bom aprendi muito com vocês. Parabéns a toda a equipe Adriana, Nidia enfim todas que estiveram com nós nos encontros foi muito maravilhoso. Abraços!!!! Julia

    ResponderExcluir
  4. O Renafor Infantil me fez relembrar o quanto é bom ser criança com toda sua essência, se como adulta eu gostei tanto de aprender brincando imagine as crianças então. Quero e vou aplicar cada aprendizado que obtive com este curso, estou imensamente satisfeita e orgulhosa por ter presenciado este projeto. Agradeço desde já as maravilhosas mestras que tanto se empenharam em nos bem receber, a cada uma deixo um saudadoso abraço e digo que nunca esquecerei o quão importante estão sendo para minha formação.
    Ivanilda Gomes

    ResponderExcluir