Módulo
VII: Ludicidade e a Infância
da Fonseca Kikuichi
Ementa:
As crianças, o brinquedo e o brincar.
A brincadeira na constituição do sujeito. Possibilidades da sala de
aula.
Objetivos das oficinas:
ü Situar a brincadeira
no universo infantil como elemento de construção da personalidade.
ü Proporcionar situações
que favoreçam o experimento lúdico.
ü Relacionar as práticas
lúdicas e sua contribuição ao desenvolvimento infantil.
ü Oferecer diferentes
possibilidades de brinquedos e brincadeiras desenvolvidas com crianças de 0 a 5
anos.
Objetivos do módulo:
ü Analisar como a
atividade lúdica promove o desenvolvimento da criança, refletindo acerca das
funções do jogo no desenvolvimento psíquico das crianças.
ü Refletir sobre os
diferentes espaços escolares nas atividades lúdicas.
ü
Apresentar desafios e
possibilidades para se pensar a educação da infância por meio do lúdico.
ü Compreender o
brinquedo e a brincadeira como direito da criança nos espaços escolares.
- Vídeo cantigas de roda e brincadeiras folclóricas: http://www.youtube.com/watch?v=7ddymq8S3ms
Brincadeiras de criança: https://www.youtube.com/watch?v=VV-8gYAeHNo
A importância do brincar: https://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8
Para discutirmos a
sustentação teórica nesse módulo, indicamos as seguintes leituras:
ATIVIDADE AVALIATIVA
Clique Aqui
LETRAS DAS MÚSICAS
LETRAS DAS MÚSICAS
- Navega barquinho, navega...
Navega barquinho, navega e me deixa navegar.
E agora é a (nome da criança) que no barco vai entrar.
E agora é a (nome da criança) que no barco vai entrar.
* Uma variação para essa dinâmica
seria trocar o nome do participante que entra no barco por um adjetivo que
qualifica muitas pessoas presentes no gurpo, além de cantar durante a música a
maneira com a qual a pessoa deve entrar no barco.
2. Navega barquinho, navega...
Navega barquinho, navega e me deixa navegar.
E agora são as loiras (escolher o adjetivo que
quiser) que pulando (trocar a ação) vão entrar.
E agora são as loiras (escolher o adjetivo que quiser)
que pulando (trocar a ação) vão entrar.
3. Monjolo
Bate o monjolo no pilão,
pega a mandioca para fazer farinha.
Onde está o meu tostão?
Já passou pela minha mão.
* Enquanto a música é cantada por
todos os participantes o tostão (moeda) é passado de mão em mão. No final da
canção, a professora escolhe um aluno para dizer com quem está o tostão. Se
errar, a cantoria começa novamente. No decorrer da brincadeira, deve-se variar
o ritmo com o qual a música é cantada: lento, rápido.... e a passagem do tostão
deve acompanhar o ritmo.
Oi pessoal, o curso só é um sucesso graças ao envolvimento de todos. Parabéns...
ResponderExcluirEliana Souza Brito de Oliveira não esqueci do nosso combinado, faltou da sua parte a publicação de seus dados para que eu pudesse incluir na lista de solicitação das declarações, ok.
abs
Clayton
Maravilhosa a participação das cursistas durante as oficinas. Foi um prazer enorme aprender um pouco mais com a experiência de cada participante. Parabéns a todas por buscarem novas práticas e novos saberes. Com certeza, quem ganha com essa busca e com essas descobertas são as crianças! Lembrem-se: "Só desperta o prazer em aprender, quem tem prazer em ensinar!". Abraços carinhosos,
ResponderExcluirVivian
Foi muito maravilhoso vivenciar todo esse curso do Renafor Infantil só professores de gabarito e toda a equipe do renafor maravilhosa como sempre. A ultima oficina para fechar com chave de ouro das profesoras Laudeth Alves, Florence Alves, Vivian Zerbinatti oi muito bom aprendi muito com vocês. Parabéns a toda a equipe Adriana, Nidia enfim todas que estiveram com nós nos encontros foi muito maravilhoso. Abraços!!!! Julia
ResponderExcluirO Renafor Infantil me fez relembrar o quanto é bom ser criança com toda sua essência, se como adulta eu gostei tanto de aprender brincando imagine as crianças então. Quero e vou aplicar cada aprendizado que obtive com este curso, estou imensamente satisfeita e orgulhosa por ter presenciado este projeto. Agradeço desde já as maravilhosas mestras que tanto se empenharam em nos bem receber, a cada uma deixo um saudadoso abraço e digo que nunca esquecerei o quão importante estão sendo para minha formação.
ResponderExcluirIvanilda Gomes